Medida foi anunciada na segunda-feira

A atual Gestão não suportou a pressão social e voltou atrás na decisão que exclui, para alunos de cursos superiores e técnicos, o direito à meia passagem no transporte público local.

A medida foi mudada no último decreto, assinado por Robson Magela, que modificou as regras de concessão do benefício para estudantes e aposentados.

Pelondecreto, teriam direito à gratuidade alunos da rede pública e particular até o ensino médio. Estudantes de cursos técnicos e superiores, além de no ter direito ao transporte gratuito, ainda perderam a meia passagem, que já vigorava há anos na cidade.

A medida causou indignação dos estudantes, movimentos de classe e até de certos políticos de Araxá. Um declarado pré-candidato a prefeito, protocolou um documento na Câmara Municipal questionando a ordem e pedindo aos parlamentares que anulassem o decreto.

Inclusive o próprio pré-candidato estava organizando um movimento para pressionar o governo e retroceder na medida. Ainda na tarde de ontem, o Município lançou uma nota noticiando o retorno dos 50% de desconto na passagem para esta classe de estudantes.

A Administração disse que a redução faz parte da segunda etapa do programa "Eu vou", criado há pouco mais de um ano,  como referência à concessão das gratuidades.

O problema agora são os idosos entre 60 e 64 anos, que não são abraçados pela lei da gratuidade, mas que estavam inclusos no projeto ano passado. No último decreto, a Prefeitura reduziu o acesso à apenas duas passagens ao dia. 

A justificativa é que o limite de viagens não é o suficiente para que pessoas dessa idade possa se transportar com eficiência. 

Antes da mudança da regra, aposentados nessa idade tinham gratuidade completa custeada pelo município.

Deixe seu Comentário